Tarcísio abre vantagem para a Presidência e Lula tem pior aprovação do mandato

Compartilhe:
Cristiano Mariz/Agência O Globo
Cristiano Mariz/Agência O Globo

Pesquisas mostram que a oposição cresce em meio a série de atropelos do governo.

A semana está difícil para o governo. Após uma derrota histórica no Congresso Nacional, com a derrubada do decreto presidencial que aumentava o IOF, uma nova rodada de pesquisa mostra que o governo não está perdendo apenas o apoio político, mas também o apoio do povo.

Lula (PT) registrou a pior taxa de aprovação desde o início de seu terceiro mandato. E seus adversários abrem ainda mais vantagem sobre ele nas pesquisas para a corrida ao Palácio do Planalto para 2026. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aumenta a vantagem e derrotaria o petista.

Baixa popularidade de Lula

Apenas 23,9% dos entrevistados avaliam o trabalho do presidente Lula como ótimo ou bom, esse é o pior patamar desde o início do governo. Já 51,1% avaliam o trabalho como ruim ou péssimo, e 24,2% consideram regular. 0,8% não sabe ou não respondeu. A pesquisa é do Instituto Futura Inteligência, divulgada na sexta-feira (27).

A avaliação positiva caiu 8 pontos percentuais, a maior variação entre uma pesquisa e outra. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, o percentual dos que consideram o trabalho de Lula ótimo ou bom (23,9%) é menor até mesmo do que os que consideram seu trabalho regular (24,2%). Já a avaliação negativa subiu 2,8 pontos. Chama atenção esse percentual dos que avaliam como ruim ou péssimo (51,1%), mais da metade dos entrevistados.

A piora da popularidade de Lula ocorre após uma série de episódios que repercutiram mal entre a população. Dentre os de maior repercussão, houve a tentativa de aumentar o controle da Receita Federal sobre transações recebidas via Pix, o escândalo de descontos ilegais em benefícios do INSS e a tentativa de aumento de tributos, majorando as alíquotas do IOF.

60,3% ainda vêem a situação econômica do Brasil como ruim ou péssima. Para 26,7%, a situação está regular. E somente 11,7% afirmam que a conjuntura econômica está boa ou ótima. A percepção negativa sobre a economia subiu 1,2 ponto percentual comparada à última sondagem. E escalou 8 pontos desde agosto de 2024.

Lula perde em pesquisas para a Presidência

Se as eleições fossem hoje, Lula perderia para Tarcísio de Freitas em um segundo turno, por 34,9% a 46,5%, com margem de erro de 2,2%, para mais ou para menos. A diferença é de 11,6 pontos percentuais, superior à margem de erro. Ainda 15,8% votariam branco ou nulo e 2,8% estão indecisos. Comparando os índices com o levantamento anterior de maio, Tarcísio cresceu 5,4 pontos percentuais, enquanto Lula caiu 6,1 pontos. Os dados também são do Instituto Futura Inteligência, pesquisa divulgada na sexta-feira (27).

Entre Lula (37,4%) e Jair Bolsonaro (50%), o atual presidente perderia com 12,6 pontos de diferença, lembrando que Bolsonaro está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Já entre Lula (38%) e Michelle Bolsonaro (48,4%), o petista também perderia, agora com 10,4 pontos de diferença para a ex-primeira-dama e presidente nacional do PL Mulher.

Ainda faltam 15 meses para as eleições de outubro de 2025 e muito deve acontecer até lá, mas pesquisas de diferentes institutos mostram uma tendência de derrota de Lula e de queda na sua popularidade e de seu governo, em meio ao alto preço dos alimentos, desaceleração do crescimento e maior percepção de corrupção após o escândalo do INSS, cuja CPMI foi instalada e aguarda a definição do relator.

Esse cenário favorece a oposição, seja com Michelle ou Tarcísio. A ex-primeira-dama tem a seu favor o ativismo político como presidente nacional do PL Mulher, viajando pelo país constantemente, em eventos com a população e lideranças políticas locais. É conhecida pelo discurso em defesa da mulher, pela pauta liberal na economia e conservadora nos costumes, conquistando apelo principalmente entre a população religiosa, notadamente entre os evangélicos.

Tarcísio tem a seu favor a vitrine do governo de São Paulo, além do perfil conciliador. Ele tem usado as mídias para mostrar obras e investimentos no estado. Também lançou seu próprio programa social, o SuperAção SP. Ainda é visto como um político conciliador, que dialoga com os demais Poderes (Legislativo e Judiciário), além de ter a simpatia do centro. Segundo o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), “o cavalo está passando selado na frente do Tarcísio”, em metáfora para dizer que o governador bastaria montar e aproveitar a oportunidade rumo à Presidência da República.

*A pesquisa do Instituto Furura Inteligência entrevistou 2000 brasileiros adultos entre 12 e 23 de junho de 2025. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Fontes: Exame, Exame, CNN

Compartilhe:

Leia Também

toggle icon
plugins premium WordPress