Shlomi Binder, chefe da Inteligência de Israel, escreveu uma carta aos soldados que participaram da operação “Leão Ascendente” na guerra de doze dias contra o Irã.
“Após 12 dias históricos de guerra contra o Irã, um cessar-fogo foi implementado, embora seja cedo para avaliar sua estabilidade.
A Operação “Leão Ascendente” atingiu plenamente seus objetivos, até superando alguns deles: danificou componentes críticos do programa nuclear iraniano, interrompeu a cadeia de valor da indústria de mísseis e impediu o surgimento de uma ameaça existencial.
Essas conquistas serão amplamente debatidas, e vocês, da Diretoria de Inteligência, tiveram papel essencial nelas.
Mesmo assim, devemos manter a consciência de que o inimigo ainda é determinado e extremista, com uma visão diferente de vitória, enraizada na fé e na teimosia. Nossa diretoria deve permanecer na linha de frente nos próximos anos, por meio de alertas, coleta de informações, análise da realidade e desenvolvimento de novas ferramentas de ação.
Neste momento de sucesso, ecoa também a lembrança do fracasso de 7 de outubro, que ocorreu dentro da mesma organização que agora colhe vitórias. Isso nos obriga a exercer humildade e reconhecer a complexidade da nossa missão. Quem atua na inteligência precisa manter ceticismo, autocrítica, constante de briefing e aprimoramento — tanto no êxito quanto no fracasso.
A realidade de segurança de Israel melhorou, mas não ficou menos complexa. Continuam existindo desafios operacionais e de inteligência em várias frentes, incluindo a guerra em Gaza, com a meta de devolver nossos reféns e derrotar o Hamas.
Durante a operação e os meses anteriores, tive o privilégio de conhecer muitos de vocês — comandantes, soldados, reservistas, pesquisadores, pessoal de operações — todos mostrando profunda fé na justiça da nossa causa, força extraordinária, iniciativa e paixão pela ação. São essas qualidades que nos permitirão seguir adiante, lidando com desafios futuros e revisando nossas lições e procedimentos. Espero ver cada um de vocês engajado nesse processo.
“Antes da destruição, o coração do homem se eleva, mas a humildade precede a honra.” — Provérbios
Estou orgulhoso e grato a todos.
Shlomi Binder
Chefe da Inteligência