Aliança entre rivais no México pode criar o maior cartel do mundo: as implicações são globais

Compartilhe:

Um grupo dissidente do cartel de Sinaloa, maior traficante de fentanil do mundo, firmou acordo com o cartel Jalisco Nova Geração, inimigo de longa data. Liderada pelos filhos de Joaquín “El Chapo” Guzmán, a união das facções pode dar origem ao maior cartel de drogas do mundo.

É como se a costa leste dos Estados Unidos se separasse do país durante a Guerra Fria e se aliasse à União Soviética“, comparou a cientista política do Brookings Vanda Felbab-Brown. “As implicações são globais“.

Analistas de segurança afirmam que a combinação dos dois grupos pode alavancar a produção global e solidificar o domínio do cartel de Jalisco sobre o mercado de drogas mexicano. “É como trazer o Messi para o seu time“, afirmou um pesquisador, que alertou também para o potencial de novos conflitos regionais.

O movimento de aproximação – classificado como “mudança radical” por especialistas – é fruto de uma guerra interna pelo comando do cartel de Sinaloa. A disputa já deixou mais de 1300 mortos e 1500 desaparecidos.

Los Chapitos

Conhecidos como Los Chapitos, os filhos de Guzmán vinham perdendo espaço e recursos dentro da organização para a facção rival, liderada por Ismael “El Mayo” Zambada. Com isso, entraram em acordo com o Jalisco – principal rival de Sinaloa há décadas na disputa pelo controle do tráfico – oferecendo território em troca de armas e dinheiro.

Imagine quantos milhões você gasta por dia numa guerra?”, comentou um membro do cartel de Sinaloa. “Los Chapitos não aguentavam mais“.

A pressão combinada dos governos americano e mexicano também foi determinante. O governo Trump tem atuado fortemente para exigir do vizinho ao sul políticas agressivas para coibir a entrada de fentanil no território dos EUA. O México acatou as demandas, enviando tropas e fechando o cerco, especialmente contra o cartel de Sinaloa.

Analistas, porém, apontam que o foco exacerbado no maior dos grupos abre espaço para os demais.

Desmontar esses grupos é positivo, mas é quase impossível conseguir interromper o fluxo de drogas“, lamentou um diplomata americano. “A verdade é que você não tem como fincar uma estaca no coração de um cartel inteiro“.

Fonte: The New York Times, News Nation

Compartilhe:

Leia Também

toggle icon
plugins premium WordPress